O chefe da diplomacia européia, Javier Solana, conversou por telefone nesta segunda-feira com o negociador iraniano para a questão nuclear, Said Khalili, informaram fontes ligadas ao espanhol, sem indicar o conteúdo da conversa.

"A conversa ocorreu e Solana vai falar sobre ela com os representantes do grupo dos seis" (França, Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretaña e Alemanha), ressaltaram as fontes.

Nenhuma indicação foi dada sobre o que Khalili disse ou sobre a duração da conversa.

Durante um encontro com Khalili realizado no dia 19 de julho em Genebra, representantes dos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU e da Alemanha concederam ao Irã um prazo de duas semanas para que reaja a uma oferta de cooperação em troca da suspensão de suas atividades de enriquecimento de urânio.

Mas o porta-voz da diplomacia iraniana, Hassan Ghasghavi, havia rejeitado nesta segunda-feira que Teerã fosse responder a essa proposta na conversa por telefone entre Solana e Khalili.

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, pareceu ter deixado sua posição muito clara nesse final de semana: "A nação iraniana não cederá nem um pouco em seus direitos nucleares", declarou.

csg/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.