Solana afirma que trégua é essencial para reconstrução da Faixa de Gaza

Beirute, 25 fev (EFE).- O Alto Representante para a Política Externa e de Segurança Comum da União Européia (EU), Javier Solana, afirmou hoje em Beirute que um cessar-fogo entre Hamas e Israel é essencial para a reconstrução da Faixa de Gaza.

EFE |

"É fundamental o diálogo entre os palestinos, mas para que haja reconstrução é necessário acima de tudo um cessar-fogo", declarou Solana em entrevista coletiva em Beirute ao final de uma reunião com o primeiro-ministro Fouad Siniora.

O chefe da diplomacia europeia, que também se reuniu com o presidente do Líbano, Michel Suleiman, com o chefe do Parlamento Nabih Berri e o ministro de Assuntos Exteriores Fawzi Salloukh, declarou que estas reuniões foram "positivas".

Solana analisou a situação do Líbano com seus interlocutores e reiterou o apoio da UE à estabilidade e paz no país e em toda a região.

Além disso, expressou seu desejo de que todas as facções libanesas atuem de forma construtiva para a realização das eleições legislativas, previstas para o dia 7 de junho.

Solana, que chegou ao Líbano procedente da Síria em uma viagem pela região, declarou também que "é importante que tenham sido estabelecidas relações diplomáticas" entre estes dois países e desejou que se reafirmem com a nomeação de embaixadores. EFE ks/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG