Sócrates é vencedor virtual das eleições internas em Portugal

Primeiro-ministro demissionário de Portugal sai na frente na escolha do líder do Partido Socialista luso

EFE |

O primeiro-ministro demissionário de Portugal José Sócrates é o vencedor virtual, com grande diferença, das votações que concluem neste sábado para escolher o líder do Partido Socialista (PS) luso, segundo fontes da formação.

Com dados extraoficiais de vários centros de votação, no caso da capital lusa, onde se encontra a maior circunscrição socialista, mais de 90% dos 5 mil militantes votaram a favor de Sócrates que, segundo asseguraram à Agência Efe fontes da comissão organizadora, leva uma grande vantagem sobre os outros adversários.

Tanto a imprensa portuguesa como fontes do partido dão por feita a reeleição de Sócrates, embora os resultados oficiais da votação não se anunciarão até domingo.

O primeiro-ministro interino, que renunciou ao cargo na quarta-feira passada, se apresenta pela quarta vez à reeleição para a acusação de secretário-geral do PS, que desempenha desde 2004, junto a Antonio Fonseca Ferreira, Jacinto Serrao e Antonio Brotas.

O PS, uma das grandes forças políticas de Portugal, que alternou no poder com os conservadores do Partido Social Democrata (PSD) desde 1974, elege neste sábado além disso os delegados para seu 27º congresso nacional realizado entre os dias 8 e 10 de abril próximo.

A comissão organizadora cumprimentou a "boa afluência" ao redor de 32 mil militantes com direito a voto no país.

As eleições primárias socialistas estavam previstas antes da renúncia de Sócrates como chefe de Governo, produzida após a rejeição parlamentar ao quarto plano de ajuste econômico apresentado por seu Executivo.

A saída de Sócrates abriu uma crise institucional em Portugal, que já vive a pior recessão dos últimos 30 anos, e deixou nas mãos do chefe do Estado, Aníbal Cavaco Silva, a decisão de convocar eleições antecipadas ou formar outro Governo.

    Leia tudo sobre: PortugalSócrates

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG