promessas vazias - Mundo - iG" /

Sociedade civil pede a Cúpula das Américas mais que promessas vazias

Os presidentes das Américas devem tornar realidade os compromissos assumidos nas cúpulas continentais e evitar que suas declarações se tornem meras promessas vazias, reclamaram nesta sexta-feira representantes de cerca de 250 organizações da sociedade civil.

AFP |

O pedido foi feito em um documento dirigido a 34 chefes de Estado e de Governo do continente, entregue aos chanceleres durante uma reunião no iate Carnival Victory, ancorado em um cais de Port-of-Spain.

O texto, assinado por 250 organizações não governamentais, ativistas sociais, empresários e líderes políticos, pede que "as cúpulas deixem de ser simples promessas vazias".

"Há uma reclamação ao mundo político para que as declarações se transformem em fatos", disse em uma entrevista coletiva o empresário chileno Javier Irrazabal, representante de uma iniciativa que promove a responsabilidade social na região e participou do encontro.

Por seu lado, Alejandro Salas, da organização Transparência Internacional, disse que "há problemas como a corrupção que continuam sendo preocupantes na região".

Várias organizações se mostraram preocupadas com possibilidade da crise econômica mundial reverter alguns progressos alcançados.

"A América Latina cresceu entre 4,5 e 5% anualmente nestes últimos anos, com o que conseguiu reduzir a pobreza em mais de 35%, mas existe o risco de estes progressos retrocederem em consequência da crise mundial", assinalou Irene Klinger, diretora de assuntos internacionais da Organização dos Estados Americanos (OEA).

hov/nh/sd/

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG