Socialistas lideram eleições em Portugal com 80% das urnas apuradas

(atualiza números após 80% das urnas apuradas). Lisboa, 27 set (EFE).- O Partido Socialista (PS), atual ocupante do Governo português, lidera as eleições legislativas realizadas hoje no país com 36,5% dos votos após 80% das urnas apuradas.

EFE |

Segundo dados da Comissão Nacional de Eleições de Portugal, a principal força da oposição, o Partido Social Democrata (PSD, centro-direita) recebeu 30,2% dos votos, menos do que os 31,7% com os quais venceu as eleições europeias de junho passado.

O conservador Centro Democrático Social-Partido Popular (CDS-PP) aparece como a terceira força política com 10,4% dos votos, seguido pelo marxista Bloco de Esquerda (BE), com 9,2%, e pela Coalizão Democrática Unitária (CDU, comunistas e verdes), com 7,4%.

Com estes resultados provisórios, o PS - partido do primeiro-ministro português, José Sócrates - perde a maioria absoluta que obteve nas eleições de 2005 e vai precisar fazer alianças para governar.

O chefe de campanha do PS e atual ministro do Trabalho, José Vieira da Silva, já havia declarado a vitória do partido nas eleições de hoje pouco depois da divulgação das primeiras pesquisas de boca-de-urna. EFE ecs/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG