Socialistas de Portugal recuperam vantagem frente a oposição conservadora

Lisboa, 7 set (EFE).- Os socialistas portugueses, que governam o país com maioria absoluta desde 2005, recuperaram terreno frente a oposição de centro-direita - que ganhou o pleito para o Parlamento Europeu em junho - e lideram as intenções de voto para as eleições legislativas do país, no próximo dia 27.

EFE |

Segundo uma pesquisa eleitoral divulgada hoje, o Partido Socialista de Portugal (PS) tem 34,5 % de vantagem em relação ao principal rival, o Partido Social Democrata (PSD), que possui 28,9 % das intenções de voto.

A diferença de quase seis pontos percentuais é a mais alta conseguida pelo PS em uma enquete desde que o PSD ganhou as eleições de junho.

A campanha para as eleições do fim deste mês ainda não começou oficialmente, mas os principais candidatos intensificaram seus discursos em comícios e debates em busca de votos.

O PSD se mostra convencido de tirar os socialistas do poder, e aposta em uma campanha de fortes críticas ao governo e promessas eleitorais "realistas", como contraponto à "demagogia" atribuída ao partido pelo PS, do primeiro-ministro do país, José Sócrates.

Já o Partido Socialista concentra como estratégia de sua pré-campanha as acusações ao presidente português Aníbal Cavaco Silva, membro do PSD, de ter adotado uma política pouco social, caracterizada pelos cortes dos gastos públicos. EFE ecs/id/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG