Socialista é escolhida presidente do Parlamento na Sérvia

Belgrado, 25 jun (EFE).- A vice-presidente do Partido Socialista da Sérvia (SPS), Slavica Djukic-Dejanovic, foi escolhida hoje em Belgrado como nova presidente do Parlamento, com o apoio do Partido Democrático (DS), do chefe de Estado Boris Tadic.

EFE |

Há dois dias, ambos os partidos haviam acordado formar uma coalizão de Governo.

Espera-se que Tadic atribua a um candidato do DS a formação do Executivo, que segundo alguns anúncios poderia entrar de forma interina já na próxima semana.

Djukic-Dejanovic, psiquiatra e professora universitária, recebeu o apoio de 128 dos 250 deputados no Parlamento, de seu partido, do DS e também dos partidos das minorias.

As forças europeístas ganharam as eleições realizadas em 11 de maio, mas não obtiveram maioria suficiente para governar sozinhas.

A formação de uma nova maioria dependia da postura do SPS, partido fundado pelo ex-líder sérvio Slobodan Milosevic, mas que aparece agora como um parceiro aceitável para os europeístas.

O bloco nacionalista sérvio também esperava o apoio dos socialistas para formar uma coalizão que governaria na Sérvia.

O resultado do pleito mostrou uma profunda divisão do eleitorado e reservas em relação à União Européia, após o apoio de muitos países comunitários à independência unilateral do Kosovo.

Os socialistas primeiro negociaram com os nacionalistas do primeiro-ministro em fim de mandato, Vojislav Kostunica, e com os chamados radicais, mas esses contatos foram interrompidos na semana passada diante dos desacordos sobre o futuro europeu do país e assuntos de política social.

As negociações do SPS com as forças europeístas seguiram e foram acordados princípios básicos do programa que tem como principais objetivos levar a Sérvia à UE.

Além disso, pretende preservar a integridade territorial do país e a soberania sérvia no Kosovo, território que se autoproclamou independente e que é considerado por Belgrado como parte do território sérvio. EFE sn/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG