Sobrevivente de acidente volta para casa no sábado

Menino holandês de nove anos já foi comunicado de que pais e irmão morreram em queda de avião na Líbia

iG São Paulo |

© AP
Ruben se recupera em Trípoli
O menino Ruben van Assouw, 9 anos, único sobrevivente de um acidente aéreo que ocorreu na Líbia na quarta-feira, voltará para sua casa na Holanda neste sábado.

Em comunicado, os tios do garoto informaram que já contaram a ele que seus pais, Trudy e Patrick, e seu irmão de 11 anos, Enson, morreram na queda do avião.

"Dadas às circunstâncias, Ruben está bem. Ele dorme muito, mas quando está acordado, está alerta", diz o comunicado. "Contamos a ele exatamente o que aconteceu. Ele sabe que seus pais e seu irmão estão mortos. Toda a família será responsável por seu futuro."

O ministro das Relações Exteriores da Holanda, Ed Kronenburg, disse que o menino voltará ao país em um avião médico da Líbia. A criança, que passou por uma cirurgia de quatro horas e meia nas pernas, que sofreram múltiplas fraturas, se recupera em um hospital de Trípoli.

"Ele está bem e não vai piorar", disse o ortopedista Sadig Bendala. "Deus queria que ele vivesse mais."

O acidente com o avião da Afriqiyah Airways matou 103 pessoas. Entre as vítimas estão 59 holandeses.

De acordo com testemunhas, o avião começou a se partir pouco antes do pouso. O tempo estava bom. De Trípoli, o avião seguiria rumo ao aeroporto de Heathrow, o principal de Londres.

Depois de uma explosão, a única parte do avião que podia ser reconhecida era um pedaço da cauda, com o logotipo da companhia aérea.

Embora as causas do acidente ainda não sejam conhecidas, o ministro dos Transportes líbio, Mohammed Ali Zidan, descartou a possibilidade de terrorismo. A Afriqiyah Airways é uma empresa líbia de baixo custo fundada em 2001.

Com AP e BBC

    Leia tudo sobre: líbiaacidente aéreosobrevivente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG