Sobem para 173 os mortos nos incêndios na Austrália

Os mortos nos incêndios na Austrália já chegam a 173, informou nesta terça-feira a agência Australian Associated Press (AAP), citando a polícia. Militares e bombeiros prosseguiam lutando contra os incêndios florestais que deixaram, também, um rastro de casas e corpos queimados, além de localidades devastadas no sudeste da Austrália.

Redação com AFP |


Os incêndios se transformaram nos mais mortíferos da história do país. As autoridades do Estado de Victoria, o mais atingido pelo fogo, fazem advertências sobre o aparecimento de novos focos, devido ao vento forte.

Segundo a agência AAP, a polícia bloqueou a passagem dos veículos a Marysville, no nordeste de Victoria, e indicou que há muitos corpos espalhados pelas ruas.

A polícia revelou que alguns incêndios podem ser de origem criminosa e o primeiro-ministro Kevin Rudd acusou os autores de "assassinos em massa". "Isto alcançou um nível de horror que poucos poderiam ter antecipado", afirmou.

O Parlamento suspendeu as atividades para marcar o que o premiê classificou de "um dos dias mais negros" da Austrália em tempos de paz.


Bombeiro toma água durante o combate ao fogo na Austrália

Os relatos da tragédia e o medo tomaram conta da população, enquanto as imagens das chamas dominam as primeiras páginas dos jornais e as imagens dos noticiários de TV.

Muitos dos mortos foram vitimados dentro de seus carros quando tentavam fugir do avanço das chamas e outros morreram porque tentavam salvar suas casas. Milhares de sobreviventes se encontram refugiados em prédios públicos e escolas.

Uma das sobreviventes da tragédia, Sonja Parkinson, conta que, graças a um refúgio, conseguiu se salvar, apesar de 32 pessoas terem morrido em sua cidade, Kinglake. "As casas no meio do bairro estavam em chamas. Estava tudo escuro. Eu não conseguia ver nada", relatou ao jornal "The Australian".

Leia mais sobre incêndio na Austrália

    Leia tudo sobre: australiaaustrália

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG