Sobe para 65 o número de mortos por Tufão nas Filipinas

Tufão Conson deixou pelo menos 53 mil desabrigados nas ilhas

iG São Paulo |

Subiu para 65 o número de mortos por causa do Tufão Conson nas Filipinas, segundo fontes oficiais  do governo, que advertiram que o número ainda pode aumentar, já que dezenas de pessoas permanecem desaparecidas.

AP
Força do Tufão Conson destruiu centenas de casas nas Ilhas Filipinas

O Centro Nacional de Coordenação de Desastres assinalou que o número de desabrigados se aproxima de 53 mil pessoas. Destes, pelo menos 8 mil estão em centros de abrigo.

Na China, duas pessoas morreram na ilha turística de Hainan, no sul do país, na passage do Conson, que este sábado se dirige para o norte do Vietnã, já convertido em tempestade tropical.

O tufão atingiu com força na útlima terça-feira a principal ilha do arqupélago filipino, incluindo a capital Manila, depois que as autoridades emitiram um errado prognóstico, assinalando que o fenômeno passaria mais ao norte.

A Marinha filipina também continua procurando 43 pescadores e marinheiros desaparecidos no litoral de Manila. As autoridades, que declararam estado de calamidade na província de La Laguna e calculam que os danos à agricultura, pesca e infraestruturas estejam na casa dos US$ 3,18 bilhões.

Reuters
Mais de 20 barcos afundaram por conta de Tufão nas Filipinas. Na imagem, pescadores tentam recuperar barco encalhado

O Conselho Nacional de Coordenação de Desastres das Filipinas alertou neste sábado os residentes de Luzon sobre uma frente meteorológica no litoral leste da ilha, que poderá virar uma forte tempestade.

Filipinas e Vietnã sofrem com tufões e inundações todos os anos durante a estação chuvosa. Em 2009, o tufão "Ketsana" causou a morte de mais de 300 pessoas nesses dois países e no Camboja, além de prejuízo milionário.

*Com informações das agências EFE e AFP

    Leia tudo sobre: tufão consonfilipinasvietnãalertamortes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG