Sobe para 6 o número de mortos em terremoto nas Célebes

Jacarta, 18 nov (EFE).- As autoridades da Indonésia elevaram hoje para seis o número de mortos e para 160 a de feridos causados pelo terremoto de 7,5 graus na escala Richter que atingiu na segunda-feira a ilha Célebes, ao norte do arquipélago.

EFE |

As equipes de resgate deslocadas até a zona mais atingida, a província de Gorontalo, continuam encontrando mais vítimas da catástrofe conforme avançam as tarefas de remoção de escombros, informou a imprensa local.

A análise inicial das autoridades indica que houve danos em infra-estruturas de comunicação e transporte, e cerca de 1,2 mil casas foram destruídas e outras 500 tiveram danos, o que levou aproximadamente 20 mil pessoas a deixar suas casas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que acompanha a atividade sísmica no mundo todo, afirmou que o tremor ocorreu à 1h02 (15h02 de Brasília de domingo) e teve epicentro 136 quilômetros ao noroeste de Gorontalo, a capital provincial, e a 21 quilômetros de profundidade.

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9 graus atingiu a ilha de Sumatra e gerou um tsunami que espalhou destruição em mais de dez nações banhadas pelo Oceano Índico, deixando mais de 226 mil mortos e milhões de desabrigados, muitos deles na Indonésia.

A Indonésia fica sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores por ano, a maioria de pouca intensidade. EFE jpm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG