Sobe para 30 o número de mortos em inundações na Ucrânia

Kiev, 29 jul (EFE).- Pelo menos 30 pessoas morreram, entre elas várias crianças, e milhares foram evacuadas no oeste da Ucrânia, nas piores inundações do último século, geradas pelas fortes chuvas que caem na zona, segundo dados fornecidos hoje pelo Ministério de Emergências ucraniano.

EFE |

O presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, enviou ao Parlamento um projeto de lei que declara as seis regiões ocidentais do país - de uns 47 milhões de habitantes - afetadas pelas inundações em zona de desastre natural e de situação ecológica extraordinária, segundo a agência Unian.

Segundo o Ministério de Emergências, quase 20 mil pessoas tiveram que ser evacuadas nas seis províncias afetadas, onde 40.601 casas ficaram cobertas pela água, que também destruiu as colheitas em 59 mil hectares de terras de cultivo.

Em alguns setores as águas do rio Dniester subiram mais de sete metros e encheram um reservatório local até pôr em perigo as obras de construção de uma usina hidrelétrica.

O Governo enviou ao Legislativo um projeto de emendas no orçamento destinado a fundos adicionais para lutar contra as conseqüências das inundações e prestar ajudas aos desabrigados. EFE bk/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG