Sobe para 191 número de mortes por vulcão na Indonésia

Temor quanto a impacto de cinzas no tráfego aéreo encurta visita do presidente dos EUA, Barack Obama, ao país

iG São Paulo |

Subiu para 191 o número de mortes causadas pelo vulcão Merapi, localizado na ilha de Java, na Indonésia. O vulcão, que entrou em erupção há mais de duas semanas, forçou a retirada de 320 mil moradores da área.

AP
Soldados procuram vítimas de vulcão Merapi em Cangkringan, na Indonésia

A última forte erupção ocorreu na semana passada, mas especialistas dizem que ainda não é possível reduzir as precauções. "Apesar das erupções serem menos frequentes, isso não significa que as atividades diminuíram, então estamos mantendo o mais alto nível de alerta", disse Surono, chefe da agência de vulcanologia.

O vulcão causou a partida antecipada do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que desembarcou em Jacarta, na Indonésia, na terça-feira. A visita de um dia foi encurtada em cerca de duas horas por receui das autoridades americanas de que as cinzas do vulcão atrapalhassem o tráfego aéreo. O vulcão Merapi fica a cerca de 600 quilômetros de Jacarta. Nesta quarta-feira, companhias aéreas internacionais Cathay Pacific, ValueAir e Qantas cancelaram voos para o aeroporto Sukarno-Hatta, na capital do país.

As erupções prejudicaram o processamento de cana-de-açúcar na ilha de Java, disse uma autoridade do Ministério da Agricultura. No entanto, provavelmente não vão afetar a produção, pois o período da safra está quase terminando.

You need to upgrade your Flash Player

Com Reuters

    Leia tudo sobre: indonésiavulcãomerapiobama

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG