ANCARA - Pelo menos 16 adolescentes morreram e outras 27 ficaram feridas no desabamento na madrugada de hoje de um internato feminino de uma escolana província de Konya, no centro da Turquia, informou a imprensa local.

Os últimos números foram confirmados à imprensa pelo ministro do Interior, Besir Atalay, que foi ao local. Ele também explicou que sob as ruínas ainda há 6 meninas e que cinco das feridas estão em situação grave.


Equipes de resgate ainda buscam vítimas nos escombros do internato / Reuters

Segundo Abdulbaki Acet, prefeito de Tashkent, onde ocorreu o acidente, a queda do prédio de três andares teria sido causada por vazamento de gás. Ele explicou que entre 45 e 50 meninas, de idades compreendidas entre 8 e 16 anos, dormiam na residência que caiu.

De acordo com as primeiras informações, o acidente aconteceu devido a uma explosão de gás por volta das 4h (22h de quinta-feira em Brasília).

O governador provincial, Osman Aydin, afirmou nesta manhã que do total de sobreviventes sob os escombros, três ainda estavam vivas e que as equipes de resgate conseguiram entrar em contato com elas. Às 10h (4h em Brasília), uma destas três meninas tinha sido resgatada com vida das ruínas.

Como Tashkent está situada a cerca de 160 quilômetros da capital da província, Konya, e o internato se encontrava em uma área remota, a cerca de 20 quilômetros do povoado, as ambulâncias demoraram a chegar para o resgate, disse um testemunha citada pela emissora "NTV".

Forças de segurança trabalham junto com os moradores locais para tirar as adolescentes dos escombros, e conseguiram socorrer 11 das vítimas antes da chegada das equipes de resgate.

Outra testemunha disse à "NTV" que percebeu um forte cheiro de gás antes da explosão.

As equipes de resgate ainda trabalhavam pela manhã e as emissoras de TV exibiam imagens de adolescentes com queimaduras nos corpos, o que indicaria a explosão de gás como causa do acidente.

As estudantes passavam suas férias de verão neste internato de uma fundação religiosa privada para estudar o Corão, livro sagrado do Islã.

Leia mais sobre desabamento

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.