Sobe para 16 número de mortos por ciclone em Madagascar

Ciclone Goivanna, que castigou a costa leste da ilha africana, deixa 65 feridos e 11 mil desabrigados segundo autoridades

iG São Paulo |

Ao menos 16 ficaram mortos essa semana devido à passagem de um ciclone de categoria 4 pela costa leste de Madagascar, disseram autoridades nesta quarta-feira.

De acordo com grupos de resgate, cerca de 65 ficaram feridos e 11 mil estão desabrigados por causa do ciclone Giovanna, que castigou a costa leste da ilha africana, e causou apagões em partes da cidade portuária de Tamatave.

Leia também: Ciclone Giovanna atinge Madagascar e deixa mortos

AFP
Imagem divulgada pela Nasa mostra ciclone Giovanna a cerca de 465 km a leste de Antananaviro, Madagascar

Entre as vítimas fatais, seis foram mortas quando um prédio desabou em Alaotra Mangoro, indormou Richard Ramandeamanana, uma autoridade do governo da parte leste da ilha.

O olho da tempestade atingiu a ilha logo ao sul de Tamatave, e agora o sistema se dirige ao canal de Moçambique. As autoridades disseram que o número de mortos ainda pode subir. "Ainda é um saldo provisório, e pode mudar", disse Liva Randrianambinina, funcionária de comunicações do Departamento Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres.

Madagascar é propensa a ciclones e tempestades tropicais, especialmente entre fevereiro e maio. Em 2008, o ciclone Ivan deixou mais de 80 mortos e mais de 200 mil desabrigados nesta que é a quarta maior ilha do mundo, com uma área equivalente a da França. Maior produtor mundial e baunilha, Madagascar é também um dos países mais pobres do mundo.

Na noite de quarta-feira, o pior da tempestade já havia passado, mas chuvas torrenciais persistiam, levando as autoridades a cortarem a energia em Antananarivo, a capital, além de recomendarem que motoristas não saíssem de casa e que empresas fechassem suas portas. Na quarta-feira, a eletricidade continuava instável na capital, segundo moradores.

Com Reuters e AP

    Leia tudo sobre: ciclone giovannaciclonemadagascarantananaviro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG