extremamente preocupante , afirma Sarkozy - Mundo - iG" /

Situação no Irã é extremamente preocupante , afirma Sarkozy

Dacar, 16 jun (EFE).- O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse hoje que a situação no Irã é extremamente preocupante e denunciou a reação totalmente desproporcional do Governo iraniano frente aos manifestantes que consideram como fraudulentos os resultados das eleições presidenciais no país.

EFE |

"Estas eleições são uma notícia horrível, o povo iraniano se merece algo melhor", disse Sarkozy à rede de televisão "France 24" em Libreville, onde acompanha o funeral do presidente gabonês Omar Bongo, que morreu em decorrência de um câncer na semana passada em Barcelona.

Para o governante francês, "uma reação tão brutal por parte de quem venceu o pleito com mais de 60% dos votos não pode ser entendida", em alusão à reeleição do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ainda no primeiro turno.

Há quatro dias, o Irã é palco de protestos e violentos confrontos entre forças de segurança e partidários da oposição que exigem a repetição do pleito. Sete pessoas já morreram nos distúrbios.

"A extensão da fraude é proporcional à violência da reação", comentou Sarkozy.

O presidente francês admitiu que a situação pós-eleitoral iraniana "é uma tragédia", mas destacou que "não é negativo contar com um real movimento de opinião que tenta romper suas correntes".

O líder da oposição iraniana, Mir Hussein Moussavi, que chegou a se declarar vencedor após o pleito, denunciou ao Conselho de Guardiães que o Ministério do Interior e "um dos candidatos influíram no resultado", em direta alusão ao presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, reeleito no primeiro turno.

O líder supremo da Revolução iraniana, aiatolá Ali Khamenei, respaldou hoje a apuração parcial dos votos que o Conselho de Guardiães fará nos colégios eleitorais sobre os quais houve reclamações quanto a supostas fraudes durante as eleições de sexta-feira passada. EFE st/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG