insuportável , diz ONU - Mundo - iG" /

Situação de crianças em Gaza é insuportável , diz ONU

Nova York, 31 dez (EFE).- A enviada especial do secretário-geral da ONU para as Crianças em Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy, classificou hoje de insuportável para as crianças a situação que se vive em Gaza, pelo que pediu as partes que se comprometam a um cessar-fogo imediato.

EFE |

Em comunicado, a enviada especial condenou o "contínuo fogo indiscriminado de foguetes rumo a Israel" e "deplorou" a ofensiva israelense em Gaza, "que deu lugar a tantas vítimas civis, muitos deles crianças".

"A situação em Gaza é insuportável para a população civil e especialmente para as crianças. Eles estão apanhados no conflito e se vêem privados de seus direitos humanos fundamentais. São vítimas dos atentados e estão traumatizados pelo crescimento da violência", apontou Coomaraswamy.

Ela acrescentou que o acesso à ajuda humanitária, aos serviços básicos, à educação e à assistência médica é "muito difícil".

Por isso, insistiu que todas as partes devem respeitar o direito internacional humanitário e a distinção entre combatentes e civis, assim como a norma de manter a proporcionalidade no uso da força.

"Estes dois pilares fundamentais da legislação se desenvolveram ao longo dos séculos para a proteção das mulheres e as crianças. É fundamental que todas as partes em conflito adiram a eles", afirmou.

A enviada especial reiterou ainda chamada aos grupos palestinos a que "adotem todas as medidas necessárias para impedir a participação de crianças na violência política" e anunciou sua intenção de visitar a região para acompanhar compromissos anteriores a esse respeito. EFE mgl/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG