Síria responsabiliza administração dos EUA por ataque militar

DAMASCO - A Síria responsabilizou a administração americana pelo ataque militar deste domingo contra seu território no qual morreram oito pessoas e chamou para consultas o responsável de Negócios dos Estados Unidos em Damasco, informou hoje a agência Sana.

EFE |

Segundo um responsável sírio não identificado citado pela "Sana", "quatro helicópteros americanos provenientes do Iraque violaram neste domingo o espaço aéreo sírio na região de Abu Kamal e atacaram um edifício, ação que causou a morte de oito civis ".

A agência, que dá nomes e sobrenomes às vítimas, acrescenta que o regime sírio condenou esta "ação agressiva" e responsabilizou o Exército americano tanto pelo ataque quanto por "todas as suas conseqüências".

Além disso, pede ao Governo iraquiano que assuma a responsabilidade de iniciar uma investigação imediata sobre esta "perigosa violação" e de proibir o uso de seu território para atacar a Síria.

O vice-ministro de Assuntos Exteriores sírio, Faisal Mekdad, chamou para consultas o responsável por Negócios americano na Síria, máxima representação dos EUA no país, para lhe comunicar a denúncia e a condenação da Síria a esta "agressão perigosa".

O vice-ministro sírio acrescentou que a administração dos EUA é "totalmente responsável" pelo acontecido.

O ataque

Segundo a "Sana", quatro helicópteros dos EUA atacaram às 16h45 (11h45, horário de Brasília) um "edifício civil em construção" a aproximadamente oito quilômetros dentro do território sírio, na região fronteiriça de Dir al-Zur, leste da Síria.

Já a TV "Al Jazira" indicou que dois dos helicópteros que participaram do ataque aterrissaram no local enquanto os outros dois sobrevoavam a área para garantir a segurança da operação.

Segundo a "Al Jazira", os ocupantes do edifício foram atacados por oito soldados que saíram dos helicópteros. Não houve confirmação oficial de força militar dos EUA no Iraque.

Leia mais sobre Síria

    Leia tudo sobre: síria

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG