Síria recebe primeiro embaixador iraquiano em décadas

Damasco, 4 fev (EFE).- As autoridades sírias receberam hoje as credenciais do primeiro embaixador iraquiano em Damasco em décadas, informou a agência de notícias síria Sana, citando um comunicado oficial.

EFE |

Segundo a nota, o ministro de Assuntos Exteriores sírio, Walid al-Moualem, recebeu as cartas credenciais do embaixador iraquiano Alaa al-Jawadi.

A agência acrescentou que as partes "discutiram as relações bilaterais entre os dois países irmãos e vias de desenvolvê-las em diferentes âmbitos de interesse mútuo".

Jawadi viajou para a Síria há uma semana, depois que, em outubro, Damasco enviou seu primeiro representante diplomático ao país vizinho.

As duas nações romperam suas relações diplomáticas em 1982, depois que Damasco acusou Bagdá de incitar as revoltas islâmicas que ocorreram nesse ano no país, e após se alinhar com Teerã na guerra Irã-Iraque (1980-1988).

Depois da queda do regime do ditador iraquiano Saddam Hussein, em abril de 2003, os laços entre Síria e Iraque melhoraram até serem reatados em 2006, mas, até agora, não tinham sido enviados embaixadores aos dois países. EFE gb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG