Síria expressa esperança em apoio da UE em processo de paz no Oriente Médio

Damasco, 23 out (EFE).- O presidente da Síria, Bashar al-Assad, afirmou hoje que seu país depositou grandes esperanças de que a União Européia tenha um papel de destaque no processo de paz para o Oriente Médio.

EFE |

Assad afirmou isto após se reunir em Damasco com o alto representante de política externa da UE, Javier Solana.

Segundo um comunicado do escritório presidencial sírio, no qual se recolheram as palavras de ambos, Assad afirmou que a atuação da UE "é importante e fundamental" para o processo pacificador e acrescentou que apenas a paz "garante segurança e estabilidade à população" do Oriente Médio.

Solana, por outro lado, disse que "a UE apóia o processo de paz e procura desempenhar um papel construtivo", após o qual elogiou "os esforços da Síria para manter a paz e a estabilidade na região".

A nota explica que, durante o encontro, Assad e Solana também discutiram a melhora da cooperação entre Síria e a UE.

Solana aterrissou em Damasco na noite de ontem após visitar em dias anteriores os Emirados Árabes Unidos (EAU), a Arábia Saudita e o Catar.

Após sua chegada, o alto representante europeu expressou sua satisfação com as negociações de paz indiretas que mantêm Síria e Israel através da Turquia e mostrou sua esperança de que continuem dando frutos.

Até o momento, Síria e Israel realizaram quatro rodadas de contatos desde maio, embora um quinto encontro tenha sido adiado por causa do instável contexto político israelense, no qual o atual Governo está interino.

A nova primeira-ministra será Tzipi Livni, até agora ministra de relações Exteriores e chefe das negociações de paz com os palestinos.

A agenda de Solana inclui também encontros com o vice-presidente sírio, Farouk al-Sharaa, e com o ministro de Relações Exteriores, Walid Muallem, para discutir a atualidade regional, o acordo de associação entre Síria e UE e o programa nuclear iraniano. EFE gb/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG