Síria e Israel realizam na Turquia quinto encontro para acordo de paz

Jerusalém/Londres, 3 set (EFE) - Representantes de Síria e Israel realizarão este domingo, na Turquia, o quinto encontro com a mediação de Ancara para tentar chegar a um acordo de paz.

EFE |

"A reunião acontecerá no início da próxima semana", afirmou à Agência Efe uma fonte oficial israelense que pediu para não ser identificada.

A próxima rodada de negociações será de "suma importância", já que tratará da demarcação da fronteira entre os dois países e determinará se um futuro acordo de paz se basearia na divisão internacional de 1923 ou na fixada em 1967, após a Guerra dos Seis Dias, na qual Israel tomou as Colinas do Golã.

O jornal árabe editado em Londres "Al-Hayat" confirmou a informação e destaca que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, mostrou interesse em mediar as conversas entre Israel e Síria quando as negociações forem diretas, o que teria sido aceito pelos dois países.

De acordo com outro jornal árabe com sede em Londres, "Asharq Alawsat", a França recebeu o sinal verde dos Estados Unidos e de Israel para atuar como mediador.

Israel e os EUA aceitaram que a França co-patrocinasse tais conversas com Washington e que garantisse o cumprimento da parte do acordo relacionada com a segurança.

Síria e Israel, oficialmente em guerra, iniciaram em abril conversas indiretas com a mediação da Turquia, segundo o acordo alcançado dois meses antes pelo primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan.

Com estas negociações, Israel espera que a Síria se distancie do Irã e corte vínculos com o grupo Hisbolá e o movimento palestino Hamas, enquanto a principal reivindicação de Damasco é a devolução das Colinas do Golã.

O presidente sírio disse, na terça-feira, que as negociações indiretas com Israel haviam "aberto a possibilidade da paz", mas reconheceu que os dois países ainda têm um longo caminho a percorrer para alcançar esse objetivo. EFE jr/rb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG