Síria e Irã decidem pressionar para fim de bloqueio a Gaza

Damasco, 11 jan (EFE).- O presidente sírio, Bashar al-Assad, e o ministro de Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, decidiram trabalhar juntos para conseguir o fim do bloqueio sobre a Faixa de Gaza, segundo um comunicado oficial sírio.

EFE |

Mottaki chegou hoje a Damasco em uma visita oficial de um dia, onde foi recebido por Assad, informou a agência de notícias síria "Sana".

"A ação árabe, muçulmana e internacional deve se intensificar para colocar fim ao sofrimento dos palestinos em Gaza, com o fim do sufocante bloqueio imposto", segundo o comunicado.

"As duas partes discutiram como fortalecer seus vínculos e ampliar sua relação em todos os sentidos, e insistiram na necessidade de manter o contato e a coordenação em prol de seus interesses comuns", acrescentou.

Sobre o Iraque e suas próximas eleições, os dois líderes pediram "segurança e estabilidade para conseguir a unidade do povo iraquiano, porque isso é necessário para o futuro do país e da região".

Mottaki afirmou na imprensa local que os vínculos estratégicos nos âmbitos político, econômico e cultural entre Teerã e Damasco precisam ser mantidos com um contato contínuo entre funcionários de ambos os países.

Mottaki deve se reunir na embaixada iraniana com os líderes palestinos exilados em Damasco do Hamas e de outras facções.

Há três dias, Mottaki visitou Bagdá com o objetivo de normalizar as relações e a situação na fronteira comum, após a recente crise gerada após uma incursão militar iraniana no Iraque. EFE gb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG