Síria anuncia novo atraso em contatos com Israel

Damasco, 17 set (EFE).- A Síria anunciou hoje que a quinta rodada de contatos indiretos com Israel foi mais uma vez adiada, desta vez a pedido do Estado judeu.

EFE |

"A parte israelense pediu para adiarmos a quinta rodada de contatos indiretos que estava prevista para amanhã", disse o ministro de Exteriores sírio, Walid Moualem, depois de se reunir com seu colega espanhol, Miguel Ángel Moratinos.

"Quando Israel estiver pronto para retomar as conversas, nós também estaremos", acrescentou Moualem.

O Executivo sírio anunciou esta mudança na agenda no mesmo dia em que em Israel acontecem as eleições primárias para escolher o novo líder do partido governista Kadima, e cujo vencedor pode assumir o posto de primeiro-ministro, que pertence a Ehud Olmert.

Fontes diplomáticas em Damasco indicaram que a eleição de qualquer um dos dois principais candidatos - os atuais ministros israelenses de Exteriores, Tzipi Livni, e de Transportes, Shaul Mofaz - pode atrasar ainda mais as negociações entre Síria e Israel.

Tanto Livni como Mofaz expressaram abertamente sua oposição a devolver as Colinas do Golã aos sírios, uma das principais exigências de Damasco.

Síria e Israel, que continuam oficialmente em guerra, iniciaram em abril conversas indiretas com mediação da Turquia. EFE gb/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG