Sirenes são ouvidas em todas as cidades de Israel

Jerusalém, 8 abr (EFE).- Milhares de sirenes foram ouvidas hoje em todas as cidades de Israel por ocasião das manobras que o Exército realiza entre a população para prepará-la para uma futura situação de guerra.

EFE |

As sirenes deram o sinal de alarme às 10h (5h de Brasília) e a televisão pública começou a emitir um programa especial para a população dedicado às formas de se proteger contra um ataque aéreo e com foguetes.

O programa faz parte das maiores manobras na história de Israel e tem como objetivo verificar todos os sistemas de proteção da população civil em caso de guerra.

As sirenes tocaram por aproximadamente um minuto e meio, e não havia ainda terminado quando um popular apresentador na televisão pública anunciava que "acaba de soar o alarme de emergência" e pedia aos espectadores que tomassem precauções rapidamente.

Em seguida, após as primeiras ordens, esclareceu que se tratava de um exercício e passou a exibir os vídeos preparados para este tipo de situação.

"Quem vive em um apartamento do último andar deve procurar refúgio em um apartamento inferior ou na escada, quem vive em um apartamento que não é no último andar deve procurar a zona menos exposta do apartamento", dizia o locutor em um dos vídeos, no qual também informava os números de emergência em vários idiomas.

As sirenes foram o ponto culminante de um exercício civil, mas coordenado pelo Exército, que começou no domingo e durará até a quinta-feira.

Com ele, o Governo israelense trata de coordenar todos os corpos do Estado encarregados da população, e de prepará-los para uma circunstância de guerra generalizada.

Foi este um dos principais erros do Governo do primeiro-ministro Ehud Olmert durante o conflito com o Líbano em 2006, no qual mais de 700.000 moradores do norte de Israel não tiveram a quem recorrer durante uma boa parte de seus 34 dias de duração. EFE elb/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG