SIP diz estar preocupada com a liberdade de imprensa na Venezuela

Miami, 12 abr (EFE).- A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) pediu hoje a organizações internacionais para que zelem pela liberdade de imprensa na Venezuela e intercedam junto ao presidente do país, Hugo Chávez, para que retire o processo aberto contra o presidente do canal Globovisión, Guillermo Zuloaga.

EFE |

A SIP apresentou uma solicitação ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e à diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Irina Bokova, e também já havia feito o pedido no final de março ao secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, e ao secretário-executivo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Santiago Cantón.

Em cartas assinadas por seu presidente, Alejandro Aguirre, e pelo presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Informação da própria organização, Robert Rivard, a SIP expressou sua preocupação com a recente detenção e posterior libertação de Zuloaga.

O presidente da "Globovisión", que está em liberdade provisória, foi detido na Venezuela por conta de declarações que fez na recente assembleia semestral da SIP, realizada na ilha caribenha de Aruba.

De acordo com a instituição, atos como o de Chávez "vão de encontro à opinião generalizada de que a liberdade de imprensa e de expressão no país estão em franca deterioração".

A SIP pediu à ONU para que interceda junto ao Governo da Venezuela, além de pedir à Unesco para que mantenha em destaque as atitudes do presidente venezuelano.

A entidade também solicitou à OEA para que convença Chávez a considerar a Carta Democrática Interamericana, segundo a qual não pode haver uma verdadeira democracia sem liberdade de imprensa.

Por fim, a SIP lembrou a OEA e a CIDH que é preciso insistir no pedido ao Executivo venezuelano para que autorize uma visita destas instituições ao país, a fim de verificarem 'in loco' o estado das liberdades de expressão e de imprensa. EFE emi/dr/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG