Sinopse de imprensa: Nos EUA, xenofobia chega à TV

Com os altos níveis de desemprego nos Estados Unidos, uma entidade que representa cerca de 500 mil trabalhadores vem fazendo uma campanha, inclusive na televisão, contra a contratação de estrangeiros. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Redação |

A propaganda da Coalizão para o Futuro do Trabalhador Americano diz: "No ano passado, 2,5 milhões de americanos perderam o emprego, mas, apesar dos milhões de desempregados, nosso governo continua trazendo 1,5 milhão de trabalhadores estrangeiros por ano para pegar empregos americanos. Será que o seu pode ser o próximo?"

Muitas organizações protecionistas apostam no lobby "hire American" (contrate americanos) para tentar aprovar leis que restrinjam a contratação de estrangeiros legais no país e ampliem a fiscalização sobre os trabalhadores irregulares.

O pacote de estímulo aprovado na semana passada vai de encontro a essas reivindicações, porque inclui uma medida que dificulta a contratação de funcionários estrangeiros com visto H-1B (de mão de obra especializada) pelos bancos que estão recebendo recursos do programa de resgate.

Segundo especialistas, ainda há uma série de novas propostas com o objetivo de restringir e dificultar a concessão de diversos tipos de visto de trabalho para estrangeiros.

Leia mais sobre xenofobia

    Leia tudo sobre: xenofobia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG