Sinopse de imprensa - Gasto militar global cresce 45% em dez anos

Os gastos militares mundiais tiveram um crescimento real de 45% nos últimos dez anos, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto Internacional de Pesquisa da Paz de Estocolmo (Sipri, na sigla em inglês). As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Redação |

De acordo com a publicação, entre 2006 e 2007, o aumento médio dos orçamentos militares dos países foi de 6%. Entre os os principais fatores apontados pela alta dos gastos militares entre 1998 e 2007 estão as guerras americanas no Afeganistão e no Iraque e o aumento das despesas com defesa de Rússia e China.

A participação em forças de paz -61 operações foram conduzidas em 2007, o maior número desde 1999- é outra razão que explica a tendência de alta, segundo o instituto.

Ainda de acordo com informações da "Folha", o relatório do Sipri aponta que as transferências internacionais de armas -por meio de venda, convênios e acordos de cooperação- aumentaram 7% entre 2002 e 2006. Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e Alemanha são responsáveis por 80% das transações.

Leia mais sobre: militares

    Leia tudo sobre: armasexércitoguerra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG