Sinn Féin não abandonará o Governo de poder compartilhado na Irlanda do Norte

Dublin, 23 jan (EFE).- O Sinn Féin, antigo braço político do IRA, disse hoje que não abandonará o Governo norte-irlandês de poder compartilhado após o fracasso das negociações com os unionistas para devolver à autonomia das competências de Justiça e Interior.

EFE |

A crise parece ter sido evitada, segundo as palavras do presidente do Sinn Féin, Gerry Adams, que se reuniu hoje em Dublin com a executiva do partido para abordar a possibilidade, o que tivesse sumido ao processo de paz em uma profunda crise.

O dirigente republicano anunciou que solicitarão uma reunião de urgência com o líder do majoritário Partido Democrático Unionista (DUP), o ministro principal norte-irlandês Peter Robinson, para realizar um encontro "definitivo".

Após anunciar nesta sexta-feira o fracasso das negociações entre ambas as formações, Adams lançou um duro ataque ao DUP, ao que acusou de "jogar" para exigir mudanças no funcionamento da Comissão de Desfiles.

Este organismo foi criado um ano antes da assinatura do Acordo de Paz da Sexta-Feira Santa (1998) para supervisionar e modificar as rotas das manifestações da Ordem protestante de Orange para certas regiões católicas.

Robinson, surpreendido pela reação do Sinn Féin, que classificou de "exagerada", declarou que as conversas não acabaram e que a retirada dos republicanos da mesa de negociação "coloca em perigo todo o processo de paz".

A incerteza aumentou desde o afastamento do primeiro-ministro norte-irlandês, Peter Robinson, por seis semanas para que uma investigação governamental elucide se ele sabia do dinheiro que sua esposa, Iris, recebeu de dois construtores e entregou a um ex-amante.

A situação preocupa Londres e Dublin, pois ambos temem que a desintegração do Executivo de poder compartilhado paralise o processo de paz e gere uma crise de longa duração e obrigue a convocar eleições autônomas antecipadas. EFE ja/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG