Shimon Peres e Mahmoud Abbas se reunirão amanhã em Jerusalém

Jerusalém, 21 jul (EFE).- O chefe de Estado israelense, Shimon Peres, receberá amanhã o presidente palestino, Mahmoud Abbas, para um encontro no qual analisarão o processo de paz e alguns projetos econômicos conjuntos, segundo fontes oficiais.

EFE |

O encontro acontecerá ao meio-dia na residência oficial do presidente israelense em Jerusalém e nele os dois líderes analisarão "caminhos para promover o processo de paz, questões políticas e apoio a projetos econômicos para avançar o entendimento", disse à Agência Efe a porta-voz de Peres, Ayelet Frish.

O negociador da Autoridade Nacional Palestina (ANP) e assessor de Abbas, Saeb Erekat, também participará da reunião.

Por sua parte fontes da unidade de apoio das negociações na ANP confirmaram a reunião, mas não revelaram o conteúdo da agenda de temas que serão analisados pelos dois presidentes.

"Trata-se de um encontro para revitalizar a confiança", acrescentaram as fontes.

O presidente da ANP costuma se reunir com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, mas seus encontros com Peres são pouco freqüentes.

Olmert afirmou em discurso de boas-vindas ao primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, na Knesset (Parlamento israelense), que após oito meses de negociações de paz com os palestinos ainda há muitos obstáculos no caminho.

"Ainda existem profundos desacordos em questões fundamentais (...), mas que podem ser liquidadas", acrescentou Olmert.

Israelenses e palestinos retomaram o processo de paz na Conferência de Annapolis, realizada em novembro de 2007 nos Estados Unidos. Ali, as duas partes se comprometeram a alcançarem um acordo antes do final do ano que estabeleça as bases para a criação de um Estado palestino. EFE db/wr/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG