não tem nada contra Gaza - Mundo - iG" /

Shimon Peres diz que Israel não tem nada contra Gaza

Jerusalém, 14 jan (EFE).- O presidente de Israel, Shimon Peres, afirmou hoje que seu país não tem ambições territoriais em relação à Faixa de Gaza e nenhum outro motivo para manter a ofensiva militar, além de proteger seus cidadãos do lançamento de mísseis pelo Hamas e parar o contrabando de armas.

EFE |

Shimon Peres reivindicou o direito de Israel de se defender do Hamas no começo de sua reunião com o ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, que conclui hoje uma viagem de três dias pelo Oriente Médio.

"Não estamos felizes com a situação de Gaza. Não temos nada contra sua população, não temos ambições territoriais, mas nos vemos obrigados a defender nossa população", disse o israelense.

Shimon Peres expressou seu desejo de conseguir um cessar-fogo o mais rápido possível, assim que o Hamas deixar de lançar foguetes contra as localidades israelenses vizinhas a Gaza.

Também manifestou a disposição de abrir as passagens fronteiriças para permitir a entrada de alimentos para a população da faixa, mas ressaltou a necessidade de que isso não sirva para que países como o Irã forneçam mais armamento ao movimento islamita palestino.

"É preciso dar um fim ao terror", insistiu o presidente, em alusão às ações do Hamas, considerada uma organização terrorista pela União Européia (UE) e os Estados Unidos.

Moratinos ainda se reunirá com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, e em seguida viajará a Ramala (Cisjordânia) para conversar com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas. EFE cpg/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG