reconciliação de EUA com A.Latina - Mundo - iG" /

Shannon destaca reconciliação de EUA com A.Latina

Miami, 22 abr (EFE).- O secretário de Estado adjunto dos Estados Unidos para a América Latina, Thomas Shannon, assegurou hoje que na Cúpula das Américas houve uma reconciliação entre seu país e a América Latina.

EFE |

Shannon qualificou de "bem-sucedida" a cúpula realizada no fim de semana passado em Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago, e ressaltou que os EUA apostam em "melhorar os vínculos com o povo cubano" e dar espaço a "um processo de diálogo" com Havana.

Em um discurso na conferência "Os desafios da América Latina além da crise global", organizado pela Universidade de Miami, Shannon ressaltou que o processo de diálogo com Cuba proposto por Washington deve se cristalizar em uma "reciprocidade".

Shannon disse que para o presidente dos EUA, Barack Obama, as relações com o Governo cubano passam por uma nova política em relação à ilha, que inclua o reconhecimento que os cubanos "têm voz em seu futuro e destino".

Da presença de Obama em Port of Spain, Shannon afirmou que o presidente dos EUA fez um "reconhecimento da região em toda sua diversidade".

"Há muito trabalho pela frente, mas surgiu um novo tom entre EUA e a região. São muitos os desafios e perigos, mas também essa situação ajuda grandes oportunidades", afirmou.

"Foi uma oportunidade bem aproveitada por Obama", disse Shannon, que lembrou que existem dificuldades, embora a realidade seja que existe uma vontade de alcançar acordos e se sentar à mesa para debater os assuntos.

Por outro lado, ele destacou o papel emergente do Caribe que está se consolidando como líder importante no continente por sua capacidade, entre outras, de criar "um ambiente propício para o debate".

Sobre a Venezuela, Shannon disse que o Governo dos EUA não é "ingênuo", porque é consciente das dificuldades, mas ao mesmo tempo é preciso mostrar uma capacidade de diálogo, da mesma forma que com Bolívia e Equador. EFE emi/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG