Seul reitera pedido a Pyongyang para que dialogue

Seul, 19 fev (EFE).- A Coreia do Sul pediu hoje a Pyongyang que retome o diálogo e respeite os acordos de não confronto assinados, segundo informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

EFE |

O Governo sul-coreano pediu também à Coreia do Norte que pare de gerar tensão na península e que respeite os acordos para a reconciliação assinados em 1991.

"Nosso Governo acredita que os acordos deverão ser respeitados por Coreia do Sul e Coreia do Norte", afirmou o porta-voz do Ministério da Unificação, Kim Ho-nyoun.

Kim pediu que o país vizinho pare de elevar a tensão e se sente à mesa de negociações para debater as diferenças territoriais e políticas.

As declarações chegam depois que a Coreia do Norte elevasse a tensão na península ao anunciar, em janeiro, sua decisão unilateral de anular todos os acordos de não confronto com Seul, em protesto pela política do país vizinho.

Hoje, comandantes militares da Coreia do Norte voltaram a ameaçar Seul com um "confronto total", no que foi o segundo alerta desse tipo de Pyongyang contra o vizinho em menos de um mês. EFE ce/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG