Seul protesta contra projeto japonês de reivindicar as Ilhas Dokdo

Seul, 19 mai (EFE).- O Governo sul-coreano convocou nesta segunda-feira o embaixador japonês para protestar contra o plano que nos colégios do Japão se estude que as Ilhas Dokdo, situadas no Mar Oriental da península, são de soberania japonesa.

EFE |

O protesto aconteceu depois que a imprensa japonesa informou neste final de semana que o Ministério da Educação planeja descrever Dokdo, conhecidas como Takeshima no Japão, como parte do território japonês nos livros de texto que serão utilizados a partir de 2012.

Segundo informou a agência sul-coreana "Yonhap", o ministro de Assuntos Exteriores sul-coreano, Yu Myung-hwan, expressou ao embaixador japonês seu "severo" protesto contra esse projeto, que segundo Seul vai contra os esforços sul-coreanos para encaminhar seu futuro com Tóquio.

No encontro, o embaixador japonês disse que esse plano educativo não está ainda definido e que transmitirá a postura sul-coreana a seu Governo.

As Ilhas Dokdo, pequenas formações rochosas desabitadas entre os dois países, foram sempre objeto de disputas entre Coréia do Sul e Japão, e atualmente estão sob jurisdição sul-coreana. EFE ce/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG