Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Seul pode desacelerar envio de ajuda energética a Pyongyang

Seul, 21 ago (EFE).- A Coréia do Sul vai desacelerar o envio da ajuda energética prometida à Coréia do Norte se o regime comunista continuar bloqueando o processo de verificação de seu programa nuclear, informou hoje a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

EFE |

Segundo fontes diplomáticas citadas pela "Yonhap", este compromisso foi alcançado entre Seul e Washington em um encontro realizado na semana passada em Nova York.

A decisão foi tomada depois de Pyongyang ter se negado a aceitar alguns detalhes do plano de verificação do inventário nuclear entregue em junho a Coréia do Sul, China, Japão, Rússia e Estados Unidos.

Pyongyang se mostrou de acordo em acatar os princípios gerais do processo de verificação, mas rejeitou outras questões do processo, como a extração de mostras em sua usina nuclear e a possibilidade de uma visita sem aviso prévio por parte dos inspetores americanos.

A Coréia do Sul, que preside o grupo de trabalho internacional que analisa o diálogo nuclear com Pyongyang, fixou o mês de outubro como a data limite para estabelecer o mecanismo de verificação, segundo fontes citadas pela "Yonhap". EFE ce/fr

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG