Seul não acredita em retomada do diálogo com Pyongyang tão cedo

Seul, 25 fev (EFE).- Os negociadores nucleares da Coreia do Sul e dos Estados Unidos se mostraram hoje dispostos a retomar as negociações de seis partes para a desnuclearização da Coreia do Norte, apesar de Seul admitir que Pyongyang não parece propensa ao diálogo no curto prazo.

EFE |

O sul-coreano Wi Sung-lac e o americano Stephen Bosworth se reuniram hoje em Seul por ocasião da viagem nesta semana do enviado americano para China, Coreia do Sul e Japão para buscar reativar as negociações multilaterais, paralisadas desde o final de 2008 por decisão unilateral do regime comunista norte-coreano.

Os dois negociadores concordaram que todos os envolvidos no processo, com exceção da Coreia do Norte, estão tentando retomar o diálogo de seis partes. Além do regime de Pyongyang, participam das negociações EUA, Coreia do Sul, China, Japão e Rússia.

Wi retornou hoje da China, assim como o enviado americano, que chegou hoje a Seul também procedente de Pequim. Ele recentemente foi visitado pelo negociador nuclear norte-coreano, Kim Kye-gwan.

Após chegar ao aeroporto de Seul, Bosworth destacou que os EUA estão dispostos a retomar as negociações "em um futuro próximo", mas Wi ressaltou posteriormente que não há sinais de que a Coreia do Norte tenha mudado sua posição a respeito, informou a agência sul-coreana "Yonhap".

O diálogo a seis, iniciado em 2003, pretende buscar a desnuclearização da Coreia do Norte por meio da negociação entre os seis países. No entanto, a última reunião do grupo foi em 2008.

Para retomar as conversas de seis lados, a Coreia do Norte reivindica que o armistício que pôs fim à Guerra da Coreia (1950-1953) seja substituído por um tratado de paz.

O país também exige a suspensão das sanções internacionais impostas após o lançamento de seu míssil de longo alcance em abril de 2009 e o teste nuclear que realizou em maio do ano passado. EFE ce/sa

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG