Seul festeja resolução da ONU sobre Coreia do Norte

A Coreia do Sul festejou neste sábado a decisão do Conselho de Segurança das Nações Unidas de agravar as sanções contra a Coreia do Norte, após o teste nuclear de 25 de maio, e pediu a Pyongyang que acate esta mensagem clara e decisiva, informou a agência sul-coreana Yonhap.

AFP |

"O governo de Seul pede à Coreia do Norte que aceite a clara e firme mensagem da comunidade internacional contida nesta resolução e desmantele completamente seu programa nuclear, acabando também com suas atividades ligadas a mísseis balísticos", declarou o porta-voz da chancelaria sul-coreana Moon Tae-young.

O Conselho de Segurança da ONU endureceu na sexta-feira suas sanções contra Pyongyang em resposta ao teste nuclear de 25 de maio, que condenou vigorosamente.

Em sua resolução 1874, aprovada por unanimidade, o Conselho instaurou um sistema reforçado de inspeções dos carregamentos aéreos, marítimos e terrestres com destino à Coreia do Norte, inclusive em alto-mar, e uma ampliação do embargo sobre armas.

O texto também prevê um endurecimento das sanções financeiras contra Pyongyang, a ampliação da lista das entidades norte-coreanas cujos bens financeiros no exterior serão congelados, e a inclusão de indivíduos nesta lista.

hc/sd/yw/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG