Seul enviará navio para vigiar ações da Coreia do Norte

Seul - A Coreia do Sul destacará uma embarcação de guerra no Mar do Leste (Mar do Japão), no momento em que a Coreia do Norte parece estar perto de terminar os preparos para o lançamento de um foguete capaz de transportar um míssil de longo alcance, informou hoje a agência de notícias local Yonhap.

EFE |

Segundo fontes do governo de Seul, citadas pela "Yonhap", a Coreia do Norte já colocou em uma plataforma de lançamento um foguete que, acredita-se, servirá para lançar um míssil de longo alcance, e não um satélite de telecomunicações, como assegura Pyongyang.

Uma vez instalado na plataforma de lançamento, serão necessários quatro dias para carregar o combustível. Por isso, como há alguns dias anunciou o regime comunista, o lançamento do foguete pode acontecer a partir de 4 de abril.

Perante esse novo passo dado por Pyongyang, a Coreia do Sul deve enviar ao Mar do Leste o destróier "Sejong, o Grande", para vigiar o foguete norte-coreano.

Perante o provável lançamento, vários navios de guerra da classe de EUA e Japão já patrulham as águas do Mar do Leste.

A Coreia do Sul e a comunidade internacional se opõem a qualquer lançamento de foguetes norte-coreano, já que a tecnologia utilizada para o teste anunciado é muito similar à necessária para disparar um míssil de longo alcance.

O regime norte-coreano já fez um teste nuclear em 2006, que gerou rejeição internacional e agravou seu isolamento político.

Leia mais sobre: Coreia do Sul - Coreia do Norte

    Leia tudo sobre: coréia do nortecoréia do sul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG