Seul e Washington debatem processo de sucessão na Coreia do Norte

Filho do ditador Kim Jong-il é apontado como provável sucessor

EFE |

Seul - O secretário de Estado adjunto americano para a Ásia do Leste e Pacífico, Kurt Campbell, conversou nesta quinta-feira com representantes do Governo da Coreia do Sul sobre o incipiente processo de sucessão política na Coreia do Norte.

"Debatemos os eventos da semana passada em relação ao congresso do Partido (dos Trabalhadores norte-coreano) e outras coisas que estão acontecendo na Coreia do Norte", disse Campbell em Seul, depois de se reunir com o vice-ministro de Exteriores sul-coreano, Kim Jae-shin.

Campbell viajou a Seul para falar sobre a situação na península coreana e a aparente designação de Kim Jong-un, filho mais novo do líder norte-coreano, Kim Jong-il, como o possível herdeiro do regime comunista durante a conferência do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte realizada em 28 de setembro.

Em declarações à imprensa, o alto funcionário americano disse que, diante da situação na Coreia do Norte, é preciso reafirmar a aliança entre EUA e Coreia do Sul, e que Washington "está buscando detalhes" sobre o processo de sucessão política em Pyongyang. Mais uma vez, Campbell destacou a necessidade de a Coreia do Norte mostrar "um compromisso demonstrável e claro" a favor de sua desnuclearização.

Ele também enfatizou a importância da melhora de relações entre as duas Coreias. "Acreditamos que há alguns sinais a favor do diálogo entre o Norte e o Sul e estimulamos que esse processo continue", apontou o diplomata americano. Kim Jong-un, que tem cerca de 27 ou 28 anos, foi nomeado na semana passada por seu pai general de quatro estrelas e vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores norte-coreano. Esses cargos são vistos como uma indicação de que o Executivo de Pyongyang, o único regime comunista hereditário da história, prepara-se para iniciar o processo de sucessão.

    Leia tudo sobre: iGcoreia do nortesucessãocoreia do suleua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG