Seul afirma que Pyongyang pode realizar novo teste nuclear

A Coreia do Norte pode executar um terceiro teste nuclear em resposta a uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que condene o segundo teste, de 25 maio, destacou o ministério da Defesa da Coreia do Sul.

AFP |

"Penso que é possível", afirmou Won Tae-jae, porta-vozdo ministério.

"É ter senso comum pensar que isto pode acontecer", completou.

Fontes dos serviços secretos americanos advertiram o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que a Coreia do Norte prevê responder com outro teste nuclear uma resolução da ONU, informou o canal Fox News.

A Agência Central de Inteligência (CIA) detectou ainda, segundo a Fox News, que a Coreia do Norte tem a intenção de dar tratamento a barras de combustível nuclear para obter plutônio para uso militar, retomar o programa de enriquecimento de urânio e disparar um novo míssil balístico intercontinental Taepodong 2.

O Conselho de Segurança da ONU deve adotar ainda nesta sexta-feira um projeto de resolução que aumenta as sanções em vigor contra o regime norte-coreano como forma de punição ao teste nuclear de 25 de maio, o segundo da história do país, após o realizado em outubro de 2006

lim/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG