Seul acha que Pyongyang prepara lançamento de mísseis dos 2 lados da costa

Tóquio, 2 jun (EFE).- Fontes do Governo sul-coreano disseram hoje que a Coreia do Norte parece estar se preparando para testar mísseis de médio e longo alcance a partir de suas duas costas, informou a agência sul-coreana Yonhap.

EFE |

Segundo um parlamentar sul-coreano, a Coreia do Norte transferiu um míssil de longo alcance para uma plataforma de lançamento no litoral oeste do país, enquanto fontes governamentais disseram que pelo menos três mísseis de médio alcance foram vistos na costa leste.

Os projéteis no leste do país poderiam ser modelos Rodong de médio alcance, testados antes pela Coreia do Norte, mas acredita-se que o regime comunista quer adaptar novos avanços em seu desenvolvimento.

Segundo o legislador disse à "Yonhap", a Coreia do Norte poderia estar preparando o lançamento simultâneo dos projéteis.

Os mísseis de médio alcance do tipo Rodong estão situados na província norte-coreana de Kangwon, na zona de lançamento de Anbyeon, de onde Pyongyang lançou seis mísseis em 2006.

Os serviços secretos sul-coreanos detectaram vários veículos plataformas de lançamento na base de Anbyeon, enquanto, a oeste, na base de Dongchang-ri, a Coreia do Norte transferiu um míssil de longo alcance do tipo Taepodong-2.

Após a condenação internacional ao lançamento de seu satélite em abril, o regime norte-coreano ameaçou testar sua capacidade balística e advertiu de um segundo teste nuclear, que ocorreu em 25 de maio e que foi duramente criticado.

Assim como em 2006, com o lançamento de mísseis das bases de Anbyeon e Musudan-ri em julho e seu primeiro teste nuclear em outubro daquele ano, a Coreia do Norte poderia desafiar seus vizinhos na região com mais disparos.

A Coreia do Norte advertiu que tomará medidas se o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovar uma nova resolução contra seu programa armamentístico, em substituição à vigente 1.718, algo que todos os membros permanentes do órgão consideram necessário.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, confirmou ontem, em Manila, que a Coreia do Norte parece estar disposta a lançar um míssil balístico de longo alcance. EFE jmr/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG