Sete países árabes aprovam projetos nucleares que serão financiados pela AIEA

Amã, 12 mai (EFE).- Responsáveis das agências nucleares de sete países árabes aprovaram hoje projetos nucleares propostos para serem financiados pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ao longo dos próximos três anos.

EFE |

O anúncio foi feito em comunicado divulgado ao término de uma reunião de dois dias em Amã, entre os chefes das agências atômicas de Jordânia, Arábia Saudita, Síria, Emirados Árabes Unidos, Líbano, Iraque e Iêmen.

"As conversas se centraram na coordenação de projetos que buscam o uso da tecnologia nuclear com fins pacíficos, especialmente nos âmbitos da medicina e da agricultura", indica o comunicado.

A reunião aconteceu no marco de um acordo de cooperação de países árabes da Ásia para a pesquisa, o desenvolvimento e o treinamento no âmbito da ciência e da tecnologia nuclear.

Além disso, os responsáveis nucleares desses sete Estados aprovaram, entre outras coisas, "um projeto de planejamento estratégica que satisfaça seus requerimentos futuros de energia e desenvolvimento, e uma fórmula segura para desfazer-se dos resíduos nucleares a longo prazo", conclui o comunicado. EFE ajm/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG