Serviço de SMS envia notícias sobre Cuba publicadas no exílio

HAVANA - Um novo serviço de mensagens de texto (SMS) chamado Granpa foi lançado com franquia aberta para os cubanos que desejassem receber em seus celulares notícias sobre a ilha publicadas em sites do exílio.

EFE |

Em seu site, Granpa oferece assinaturas gratuitas para receber "notícias relacionadas com Cuba, exclusivo para cubanos" que moram na ilha.

O portal, que não indica quais são os patrocinadores do serviço, afirma que o Granpa tem capacidade para enviar "um máximo de cinco manchetes ao dia" e aceita doações para financiar os SMS e informar "melhor" os cubanos.

A blogueira cubana Yoani Sánchez, que comemorou a existência do serviço em seu blog "Generación Y", disse neste sábado à Agência Efe que começou a receber manchetes em seu celular sem indicação de onde vinham, mas há uma semana e meia os responsáveis se anunciam como Granpa.

"Começaram a chegar sem que eu assinasse (o serviço) e depois fui ao endereço web. Conheço gente muito diferente que os recebe, alguns foram assinados e com outros aconteceu o mesmo que comigo", afirmou Sánchez.

As manchetes são selecionadas dentre as notícias publicadas por "El Nuevo Herald", de Miami, pelo blog "Penúltimos días", criado por exilados cubanos, e o site "Cubaencuentro", um dos bloqueados pelos servidores da ilha.

Em 2008, o Governo de Havana autorizou os cubanos a ativar linhas de telefonia celular, até então só permitido a estrangeiros, companhias e instituições do Estado.

Leia mais sobre: Cuba

    Leia tudo sobre: cuba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG