Sérvia pedirá à ONU avaliação da CIJ sobre independência unilateral do Kosovo

Zagreb, 14 ago (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores sérvio, Vuk Jeremic, anunciou que entregará amanhã à ONU um projeto de resolução no qual a Sérvia propõe que a Assembléia Geral solicite à Corte Internacional de Justiça (CIJ) sua opinião sobre a legalidade da proclamação unilateral da independência do Kosovo.

EFE |

"A curto prazo, nosso objetivo é fazer com que nenhum outro país, entre os que não reconheceram até agora a proclamação unilateral da independência do Kosovo, faça isso enquanto a CIJ estiver deliberando sobre o caso", declarou Jeremic em Belgrado.

O chanceler sérvio acrescentou que o objetivo a longo prazo, "assim que a corte emitir sua opinião, é a retomada das negociações sobre o estatuto do Kosovo".

O presidente da Sérvia, Boris Tadic, disse que se trata da "mais importante iniciativa da política externa sérvia nos últimos anos".

Desde que o Kosovo proclamou sua independência da Sérvia, em 17 de fevereiro, esta já foi reconhecida por 45 países, inclusive pelos Estados Unidos e pela maioria dos membros da União Européia (UE).

EFE vb/wr/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG