plano de seis pontos para Kosovo - Mundo - iG" /

Sérvia pede que ONU aplique plano de seis pontos para Kosovo

Belgrado, 19 fev (EFE).- As autoridades sérvias pediram hoje em Belgrado à missão da ONU no Kosovo (Unmik) a plena aplicação do chamado plano de seis pontos para melhorar a posição da população sérvia nesse território, que a maioria albano-kosovar proclamou independente há um ano.

EFE |

O presidente sérvio, Boris Tadic, que se reuniu em Belgrado com o chefe da Unmik, Lamberto Zannier, declarou hoje que "a Sérvia insiste em que esse plano do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, seja plenamente aplicado".

No final de novembro do ano passado, Belgrado conseguiu fazer com que o Conselho de Segurança da ONU confirmasse o chamado "plano de seis pontos", que limita a autoridade da missão civil da União Europeia (Eulex) no Kosovo nas regiões habitadas pelos sérvios.

No entanto, a aplicação desse plano, rejeitado pelos albano-kosovares, segue pendente, e os sérvios denunciam o "vazio de poder" em seus enclaves no Kosovo, onde não aceitam instituições do autoproclamado Estado.

Esse plano abrange o papel dos sérvios na Polícia, Justiça, alfândegas, infraestrutura e comunicações, e aborda ainda a proteção do patrimônio cultural e o controle fronteiriço.

Os sérvios no Kosovo estão concentrados no norte, que faz fronteira com a Sérvia, e em vários enclaves isolados do interior.

Zannier afirmou que espera que a UE desempenhe um papel cada vez mais importante na solução dos assuntos práticos entre Pristina e Belgrado.

A Sérvia não reconhece a independência do Kosovo, proclamada por Pristina de forma unilateral em 17 de fevereiro de 2008, e considera esse território como sua província. EFE Sn-jk/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG