Sérvia convida chefe da Unmik para diálogo sobre reajuste da missão

Belgrado, 21 jul (EFE).- O chefe da missão da ONU no Kosovo (Unmik), Lamberto Zannier, visitará esta semana Belgrado para analisar com as autoridades sérvias um reajuste da presença internacional civil na ex-província sérvia, que declarou de forma unilateral sua independência em fevereiro passado.

EFE |

Segundo a agência de notícias "Tanjug", Zannier chegará a Belgrado possivelmente na próxima quarta, quando poderão ser iniciadas as conversas sobre a composição da futura missão internacional no Kosovo.

O convite a Zannier acontece depois da recente visita do ministro de Exteriores sérvio, Vuk Jeremic, a Nova York, onde se reuniu com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a quem expressou o profundo descontentamento de Belgrado com a decisão de remodelar a Unmik.

No mês passado Ban anunciou seu plano de reajuste da Unmik e a redução do poder da ONU para que uma missão da União Européia (UE), denominada Eulex, assuma gradualmente mais responsabilidades em matéria de Polícia, justiça e alfândegas.

Para Belgrado o reajuste da missão internacional no Kosovo não pode ser realizado sem o consentimento da Sérvia e deve contar com o sinal verde do Conselho de Segurança da ONU.

A Unmik foi organizada em 1999 de acordo com a Resolução 1.244 do Conselho de Segurança, adotada depois da guerra do Kosovo.

Belgrado se opõe categoricamente a que a presença internacional se baseie no plano do ex-mediador internacional Martti Ahtisaari, que prevê uma independência tutelada do Kosovo.

Este plano, apresentado no ano passado, não obteve o apoio do Conselho de Segurança, mas foi apoiado pelo Ocidente e prevê o desdobramento de uma missão européia no Kosovo.

A Sérvia deixou claro que nunca reconhecerá a independência de Kosovo e que não aceitará nada que possa levar à interdição de sua integridade territorial.

A independência da região foi reconhecida até agora por 43 países, a maioria deles ocidentais. EFE sn/fh/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG