Sérvia: Conflito na Ossétia do Sul se inspira na independência do Kosovo

Zagreb, 11 ago (EFE) - O conflito bélico entre Geórgia e a região autônoma da Ossétia do Sul foi inspirado diretamente no reconhecimento da independência do Kosovo, afirmou hoje o secretário de Estado sérvio para esta região, Oliver Ivanovic. Em entrevista ao jornal Blic, o político sérvio explicou que depois do precedente aberto este ano com o reconhecimento da independência do Kosovo por Estados Unidos e países da União Européia (UE), deve-se esperar uma aceleração de reivindicações separatistas não só em outros continentes, mas na própria Europa. A questão do Kosovo foi inspiradora para a Ossétia do Sul. A Geórgia tentou resolvê-la pela violência, como a Sérvia em 1999, afirmou Ivanovic.

EFE |

Segundo o dirigente sérvio, os países ocidentais defendem uma política de "dois pesos", já que insistem em que o Kosovo é um "caso específico", o que, assegura, "é um disparate total", e agora terão que explicar por que a Ossétia do Sul não pode fazer o mesmo e declarar sua independência.

"Uma vez que se aprova a violação do direito internacional e o não respeito da soberania de um Estado, como ocorreu no caso do Kosovo, então se abre a possibilidade de que essa receita seja aplicada também em todas as situações similares", disse Ivanovic.

A ex-província sérvia do Kosovo declarou independência de Belgrado de forma unilateral em fevereiro.

Desde então, 45 países reconheceram a soberania da região, apesar da recusa da Sérvia e da Rússia de aceitar a independência daquela que é considerada parte inalienável do território sérvio. EFE vb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG