Série de tornados deixa rastro de destruição no meio oeste dos EUA

Ao menos nove morreram; seis Estados americanos estão sob ameaça de fortes tempestades e alertas de tornado

iG São Paulo |

Uma série de tornados deixou rastro de destruição e mortes no meio oeste dos Estados Unidos, no início desta quarta-feira, devastando cidades pequenas em Illinois e Kansas. Ao menos nove pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

Maio de 2011: Perdas no Missouri podem chegar a US$ 3 bi

Até seis Estados no meio oeste e sul dos EUA ainda estão sob a ameaça de fortes tempestades e alertas de tornado. 

Ao menos seis pessoas foram mortes na cidade de Harrisburg, sul de Illinois, depois de um tornado atingir a comunidade de pouco mais de 9 mil pessoas. No Missouri, uma pessoa morreu em um estacionamento de trailers na cidade de Bufallo. Duas outra fatalidades ocorreram na região.

No leste do Kansas, fortes chuvas e ventos deixaram a pequena cidade de Harveyville em destroços. Ao menos três pessoas ficaram gravemente feridas.

Em áreas do Tennessee, Kentucky e Kansas, houve fortes chuvas e ventos na manhã desta quarta-feira.

Em Harrisburg, o prefeito classificou os efeitos na cidade de "absolutamente devastadores", com 100 pessoas feridas na zona urbana, cerca de 300 casas destruídas e cerca de 25 estabelecimentos comerciais danificados.

Energia

Tanto em Harrisburg como no restante do sul do Estado de Illinois, diversas linhas de energia foram afetadas, houve vazamentos de gás, várias ruas estão bloqueadas e as escolas estão fechadas. A companhia energética Ameren Illinois informou que cerca de 12,3 mil clientes se encontram sem fornecimento de eletricidade.

No condado de Gallatin, perto de Harrisburg, a polícia informou que uma igreja na cidade de Ridgway foi destruída.

Os serviços de emergência realizam buscas nas cidades afetadas para verificar se há cidadãos soterrados nas casas.

Entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta-feira, foram registrados ao menos 16 tornados de Nebraska ao Kansas, pelo sul do Missouri a Illinois e Kentucky, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.

*Com AP e EFE

    Leia tudo sobre: euatornadomeio oestetragédiadestruição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG