Série de ataques talibãs mata ao menos 27 no Afeganistão

Cabul, 13 mar (EFE).- Pelo menos 27 pessoas morreram e outras 52 ficaram feridas numa série de ataques talibãs hoje na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão, informa a agência de notícias local AIP.

EFE |

O chefe do departamento provincial de Kandahar, Abdul Qayum Pukhla, confirmou os 27 mortos, mas outra fonte consultada pela "AIP" elevou a 30 o número de vítimas.

Um porta-voz dos talibãs disse que vários suicidas fizeram diferentes ataques na cidade, que foi capital do regime fundamentalista que governou o Afeganistão entre 1996 e 2001.

De acordo com a agência, após as explosões foram ouvidos tiros e o lançamento de foguetes sobre a cidade. Um oficial da Polícia local confirmou quatro explosões, duas delas suicidas.

Uma das explosões, segundo a mesma fonte, aconteceu perto da casa do chefe do conselho provincial, Ahmad Wali Karzai, irmão do presidente Hamid Karzai.

As outras aconteceram na prisão de Kandahar, no Departamento de Polícia provincial, no mercado Al-Arquejem e perto da casa do governador, Gul Agha Sherzai.

"Não posso sair da minha casa, a cidade foi atacada por foguetes e também há tiroteios", disse um morador de Kandahar à "AIP".

Televisões e rádio locais estão convocando a população a ir ao Hospital Mirwias para doar sangue para as vítimas, enquanto o Departamento de Saúde pediu a todos os funcionários do centro médico que estejam prontos para socorrer os feridos. EFE nh/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG