Sequestrador boliviano era obrigado pelo pai a se vestir de mulher

José Marc Flores Pereira, o pastor boliviano que sequestrou o avião da Aeroméxico, afundou nas drogas e no fanatismo religioso depois de uma infância de maus-tratos do pai, que o castigava obrigando-o a se vestir de mulher.

Redação com agências internacionais |


Sequestrador de avião é acompanhado por oficiais da Polícia Federal mexicana

"Sabia que ele tinha esse desejo em seu coração. Ele me dizia: quero chamar a atenção dos meios de comunicação, e quero falar com presidente Felipe Calderón", contou Elisa Melgar, esposa de Flores, ao receber a AFP nesta quinta-feira em sua casa, no município de San Bartolo Coyotepec, no estado mexicano de Oaxaca (sul).

Ela, no entanto, garantiu não ter noção de que o marido iria sequestrar um avião.

O boliviano, que durante o sequestro leu trechos da Bíblia para os passageiros aterrorizados, ameaçou detonar explosivos que, na realidade, eram três latas de suco com luzes.

Pereira, de 44 anos, chegou a Oaxaca nove meses antes com sua esposa e três filhos. Ele pregava a palavra de Deus e dava conferências contra as drogas e o álcool, contou Melgar, que fez questão de defender o marido.

"É um homem estranho, muito ostentoso em sua forma de viver", comentou, por sua parte, Sevando Pérezun, 70 anos, vizinho do sequestrador.

Flores, que também se apresentava sob o nome de Josmar, se iniciou no vício pelas drogas aos 16 anos, quando, trabalhando como motorista de caminhão na Bolívia, começou a consumir cocaína, roubar e finalmente ser preso.

Seu pai, que lhe infringia castigos violentos, como amarrá-lo e obrigá-lo a se vestir de mulher, o tirou da prisão e o enviou para o México.

"Ele foi desterrado pelo pai, que disse: 'Você não serve pra nada. Vou comprar uma passagem para você ir embora", contou, por sua vez, María Pereira de Flores, mãe de Josnar.

No México, Flores se envolveu com a religião e passou a fazer pregações. Na internet existem vários vídeos em que aparece cantando hinos religiosos.

Mãe do boliviano

O pastor chegou a avisar a mãe sobre suas intenções de conseguir um encontro com o presidente Felipe Calderón para alertá-lo sobre uma "mensagem do Evangelho".

"Eu não sabia que ele iria sequestrar o avião, ele me disse apenas que queria sequestrar um avião", defendeu María Pereira.

"Ele me disse que recebeu a mensagem de Deus e que tinha que falar com o presidente do México, e que ele se faria ouvido por qualquer meio, mesmo que fosse morto, para dizer que dê atenção ao Evangelho", explicou ainda.

A mãe justificou a ação do filho, apesar de agora ele ter que "pagar um preço por pregar o Evangelho".

"Quero dizer a ele que seja forte e corajoso e, mesmo que pareça uma loucura, mas se Deus o mandou fazer isto, eu o abençoo em nome do Senhor".

"As pessoas sempre denigrem o Evangelho; sempre sofremos como cristãos, ele está no caminho do Senhor", concluiu.

Sequestro

Na quarta-feira, Flores sequestrou um avião da Aeroméxico que voava entre Cancún e a Cidade do México com 104 passageiros e sete tripulantes a bordo, usando um falso explosivo dentro de caixas de suco.

O sequestrador boliviano, que vive no México há 17 anos, foi detido a bordo do avião em uma operação policial de menos de três minutos, poucas horas depois do pouso do Boeing 737 no aeroporto Benito Juárez da capital mexicana.

AP

Imagem mostra Polícia Federal mexicana no momento em que invadem o avião


Segundo a agência de notícias Reuters, nove pessoas foram detidas no aeroporto, mas a polícia disse que só havia um sequestrador. As outras eram, aparentemente, passageiros envolvidos na confusão.

O passageiro Rocio Garcia disse à rede Televisa que a tripulação fez o anúncio de que o avião estava sob poder dos sequestradores quando aterrisaram na Cidade do México. Após a libertação dos passageiros, a tripulação também foi resgatada e escoltada pelos agentes da PF mexicana.

O secretário de Transporte e Comunicação do México, Juan Molinar, havia confirmado que todos os passageiros e a tripulação estavam a salvo.

Veja abaixo a rota do avião sequestrado no México:

Saiba mais sobre: sequestro de avião

    Leia tudo sobre: aviãoméxicoseqüestro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG