Sequência de tremores sacode costa da região central do Chile

Santiago do Chile, 8 mar (EFE).- Uma sequência de terremotos de magnitude superior a 4 graus na escala Richter sacudiu hoje a costa da região central do Chile, cujos epicentros foram localizados ao norte da cidade de Valparaíso.

EFE |

Os tremores foram considerados de intensidade menor pelo Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), segundo o qual os sismos não causaram vítimas ou danos materiais.

A onda de terremotos, que especialistas incluem entre as réplicas do ocorrido em 27 de fevereiro, começou às 12h30 locais (mesmo horário de Brasília) com um tremor de 4,2 graus, segundo o Instituto Sismológico da Universidade do Chile, que situou seu epicentro sob o mar a 41 quilômetros ao norte de Valparaíso.

Depois, foram registradas réplicas nas regiões de Los Andes, San Felipe y Quillota, Lugo Papudo, La Ligua, Limache, Casablanca, Valparaíso, Santiago e San Fernando.

Às 13h16, houve um terremoto de 4,7 graus, com o epicentro localizado na mesma região do litoral chileno, a cerca de 150 quilômetros ao noroeste de Santiago e a 10,2 quilômetros de profundidade.

Quase meia hora depois, foi registrado um terremoto de 4,8 graus - o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) lhe atribuiu uma magnitude de 5,0 graus - com epicentro a 44 quilômetros ao norte de Valparaíso e a 6,9 quilômetros de profundidade.

Outras regiões do Chile continuam afetadas pelas réplicas. É o caso de Bío-Bío, que foi atingida hoje por um terremoto de 5 graus na escala Richter, segundo o USGS. EFE ns/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG